PUBLICIDADE

Oriente Médio

Inspetores da ONU sobre armas químicas chegam a Damasco

18 ago 2013 - 09h19
(atualizado às 09h20)
Compartilhar

Os inspetores da ONU que devem investigar o uso de armas químicas no conflito sírio desembarcaram neste domingo em Damasco.

Mais de 10 inspetores seguiram para um hotel da capital da Síria sem dar qualquer declaração aos jornalistas.

O regime do presidente sírio Bashar al-Assad e a oposição trocam acusações sobre a utilização de armas químicas no conflito, que já dura dois anos e meio.

O governo sírio autorizou a visita de especialistas da ONU depois de ter aceitado as modalidades propostas pela ONU para garantir a segurança e a eficácia da missão, segundo as Nações Unidas.

A ONU anunciou no fim de julho que havia recebido a autorização de Damasco para uma investigação em três lugares sob suspeita do uso de armas químicas.

Neste domingo, o líder da oposição síria Ahmad Jarba afirmou que o país é governado de fato por Irã e pelo movimento xiita libanês Hezbollah.

Em uma entrevista ao jornal saudita Al-Hayat, Jarba também afirmou que os rebeldes sírios assumiram o controle de "pelo menos metade do país".

"Assad é um assassino e um criminoso e ... caiu", disse o líder da Coalizão Nacional.

"Assad já não governa a Síria. Os verdadeiros dirigentes da Síria são a Guarda Revolucionária iraniana e os combatentes do Hezbollah xiita libanês", afirmou Jarba.

Teerã é o principal apoio regional de Assad e o Hezbollah enviou tropas do Líbano para ajudar o exército a lutar contra a rebelião.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade