PUBLICIDADE

Oriente Médio

Indícios apontam para uso de arma química pelo EI

11 set 2015 - 15h17
(atualizado às 17h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma autoridade americana disse à BBC que os Estados Unidos já identificaram pelo menos quatro ocasiões em que o grupo autodenominado Estado Islâmico usou gás mostarda em ataques.

Talebã enfrenta deserções para o grupo autodenominado 'Estado Islâmico'
Talebã enfrenta deserções para o grupo autodenominado 'Estado Islâmico'
Foto: Divulgação/BBC Brasil

De acordo com ela, o governo americano está cada vez mais convicto de que o grupo está produzindo e usando armas químicas na Síria e no Iraque. Segundo a fonte, o chamado gás mostarda - que na verdade, em temperatura ambiente, é líquido - está sendo usado em forma de pó.

Uma equipe da BBC na fronteira entra Turquia e Síria encontrou indícios que sustentam essa afirmação.

Os EUA acreditam que o grupo tem uma célula dedicada a construir essas armas e está provavelmente adicionando-as a explosivos convencionais, como morteiros. "Eles estão usando mostarda", disse a autoridade americana. "Sabemos que estão. Vimos eles fazendo isso em pelo menos quatro situações diferentes nos dois lados da fronteira, no Iraque e na Síria."

Quando essa armas explodem, a poeira de gás mostarda causa bolhas em quem está exposto a ela.

A autoridade disse que a inteligência americana acredita que a explicação mais plausível para o uso deste tipo de arma é que os militantes estejam fabricando o gás mostarda. "Avaliamos que eles têm uma pequena célula ativa de pesquisa em armas químicas e que estão se esforçando nisso", disse.

A autoridade disse que não é difícil aprender a fabricar gás mostarda. É pouco provável que militantes tenham encontrado o agente químico no Iraque, de acordo com ele, porque o Exército americano provavelmente teria descoberto durante o período em que manteve presença ostensiva no país.

A fonte também praticamente descarta a hipótese de os militantes terem roubado os químicos do governo da Síria antes que o regime fosse forçado a a entregá-las, após ameaça de ataques aéreos americanos em 2013.

Oficialmente, o governo dos EUA continua dizendo que investiga as denúncias de uso de armas químicas no Iraque e na Síria, mas a fonte disse à BBC que muitas agências de inteligência agora acreditam que há evidências suficientes para confirmar as denúncias.

A fonte pediu para não ser identificada porque não está autorizada a falar sobre isso oficialmente.

O que é o agente mostarda?

O termo "gás mostarda" costuma ser usado para descrever o agente, mas ele é líquido em temperatura ambiente.

Ás vezes, ele tem cheiro - como alho, cebola e mostarda -, às vezes não. Pode ser amarelo claro ou marrom.

As pessoas podem ser expostas através de contato pela pele, olhos e respiração, se ele for lançado no ar como vapor. Se estive em estado líquido ou sólido, além do contato com a pele pode haver consumo.

A substância causa bolhas na pele e nas mucosas.

Apesar de a exposição ao gás não costumar ser fatal, não há tratamento ou antídoto, o que significa que ele precisa ser removido do corpo completamente.

Descoberta na África do Sul nova espécie do gênero humano:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade