PUBLICIDADE

Oriente Médio

Índia e Irã assinam acordo portuário apesar de alerta dos EUA

6 mai 2015 - 19h11
Compartilhar
Exibir comentários

A Índia fechou um acordo nesta quarta-feira para desenvolver um porto estratégico no sudeste do Irã, apesar da pressão dos Estados Unidos para que tais acordos comerciais não sejam alcançados até que potências mundiais cheguem um acordo nuclear definitivo com Teerã.

O ministro de Portos, Nitin Gadkari, e seu colega iraniano, Abbas Ahmad Akhoundi, assinaram um memorando de entendimento para desenvolver o Porto de Chabahar, no Golfo de Omã, perto da fronteira do Irã com o Paquistão, arquirrival da Índia.

"As empresas indianas vão alugar dois ancoradouros existentes no porto e operacionalizá-los como terminais de contêineres e de carga para vários propósitos", disse o governo indiano em comunicado, acrescentando que um acordo comercial seria necessário para implementar o pacto.

Índia e Irã concordaram em desenvolver o porto em 2003, mas a empresa fez pouco progresso por causa das sanções ocidentais vinculadas ao polêmico programa atômico de Teerã.

Agora, estimulado pela assinatura de acordos de energia e infraestrutura entre o presidente chinês, Xi Jinping, e o vizinho Paquistão no valor de 46 bilhões de dólares, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, quis rapidamente assinar acordos comerciais com o Irã e outros países do Golfo.

Incentivado por um acordo preliminar assinado em 2 de abril sobre o programa nuclear iraniano, a Índia enviou recentemente uma delegação ao Irã para considerar acordos de comércio, energia e infraestrutura.

No entanto, os EUA manifestaram preocupação de que a Índia está se movendo muito rápido e poderia comprometer um regime de sanções impostas ao Irã para tentar trazê-lo à mesa de negociações.

(Reportagem de Frank Jack Daniel, Nidhi Verma e Manoj Kumar)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade