PUBLICIDADE

Oriente Médio

Inaugurado novo memorial no campo de concentração de Mauthausen

5 mai 2013 - 16h04
Compartilhar

Um novo Memorial foi inaugurado neste domingo no campo de concentração nazista de Mauthausen, na região de Viena, com a presença de três chefes de Estado, o austríaco Heinz Fischer, o húngaro Janos Ader e o polonês Bronislaw Komorowski, além da ministra israelense da Justiça, Tzipi Livni.

O novo Memorial - "Mauthausen, lugar de um crime - inclui duas exposições permanentes instaladas nos antigos barracões, que revelam o dia a dia do campo de concentração através de entrevistas com 48 sobreviventes e dezenas de objetos que "dizem muito sobre a vida e a morte" no local.

Na presença de 500 convidados, incluindo 30 sobreviventes do Holocausto que foram enviado a Mauthausen, Tzipi Livni, visivelmente emocionada, disse que o lema "Nunca Mais" implica "não apenas Israel, mas todo o mundo".

No total, 200 mil pessoas, procedentes de 40 países, incluindo cerca de 50 mil judeus, foram detidas entre 1928 e 1945 em Mauthausen, situado nas colinas sobre a margem norte do Danúbio, na região de Linz.

Ao menos 90 mil pessoas morreram neste campo de concentração devido ao extenuante trabalho nas minas de granito, a má nutrição, às doenças e às execuções.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade