PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iêmen: por reféns, Exército inicia ofensiva contra Al-Qaeda

28 jan 2013 - 05h37
(atualizado às 06h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O Exército iemenita lançou hoje uma ofensiva contra os refúgios do grupo Ansar al Sharia, vinculado a Al-Qaeda, na província de Al Baida, no centro do país, ao ter expirado o prazo de 48 horas dado aos terroristas para libertar três reféns, dois finlandeses e um austríaco.

Uma fonte militar disse à Agência Efe que Ansar al Sharia (seguidores da lei islâmica) negou ter em seu poder os sequestrados, o que foi interpretado pelo Exército como uma rejeição a entregá-los.

No começo desta manhã, as forças armadas bombardearam as regiões de Manaseh e Qifa, onde se acredita que estão os supostos militantes da organização.

Os moradores dessas áreas se deslocaram para a cidade de Rada, próxima a Manaseh, após as advertências do Exército que ia atacar esses lugares. No último dia 26, o governador de Al Baida, Dahiri al Shadadi, pediu aos combatentes da Ansar al Sharia, através de mediadores tribais, para "entregar os três estrangeiros" e depor suas armas, além de retirar seus homens armados dessa região em 48 horas.

Caso contrário, Shadadi ameaçou "lançar uma extensa operação militar contra as fortificações de Al-Qaeda", se os reféns não fossem libertados nesse prazo.

O sequestro remonta ao dia 21 de dezembro, quando um grupo de desconhecidos capturou um finlandês e um austríaco, estudantes de árabe em Sana, e uma mulher finlandesa, que visitava um compatriota seu, quando estavam em um mercado no centro da capital iemenita.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade