PUBLICIDADE

Oriente Médio

Houthis tomam capital regional no Iêmen perto da fronteira saudita

14 jun 2015 - 11h53
Compartilhar
Exibir comentários

Forças houthis e seus aliados no Exército do Iêmen tomaram o controle da capital de uma grande província desértica na fronteira com a Arábia Saudita neste domingo, segundo moradores, uma importante vitória para o grupo antes das negociações de paz em Genebra na segunda-feira.

Os houthis, a facção dominante na guerra civil do Iêmen, assumiu o controle de al-Hazm, capital da província de al-Jawf, em meio a ataques aéreos da coalizão liderada por sauditas às posições houthis e pesados combates com membros de tribos armadas.

"As forças houthis e aqueles leais ao ex-presidente se espalharam pela cidade e em torno dos edifícios do governo", uma fonte tribal em al-Hazm disse à Reuters por telefone.

Uma aliança militar liderada pela Arábia Saudita vem realizando ataques aéreos no Iêmen há quase três meses para tentar restaurar o presidente exilado Abd-Rabbu Mansour Hadi e repelir os houthis, que consideram como aliados de seu rival regional Irã.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade