PUBLICIDADE

Oriente Médio

Houthis sofrem primeiro grande revés em combates no sul do Iêmen

25 mai 2015 - 15h11
Compartilhar
Exibir comentários

Milicianos sunitas locais expulsaram xiitas houthi da cidade de Dalea, no sul do Iêmen, nesta segunda-feira, disseram moradores e combatentes, impondo o primeiro revés significativo contra os rebeldes apoiados pelo Irã em dois meses de guerra civil.

Dalea era um bastião dos separatistas do sul do país antes de os houthis assumirem o controle generalizado da cidade em março, depois de capturarem a capital, Sanaa, no norte, em setembro passado, na prática depondo o presidente Abd-Rabbu Mansour. Em seguida, o grupo investiu contra o centro e o sul do país da Península Arábica.

Após dois meses de confrontos, durante os quais a maior parte de Dalea foi destruída, nesta segunda-feira combatentes sunitas viraram a maré ao tomarem uma base militar crucial e o principal diretorado de segurança da cidade, afirmaram fontes milicianas e moradores da localidade. Doze combatentes sunitas e 40 rebeldes houthis foram mortos, relataram.

“Em combates intensos que duraram desde a madrugada até esta tarde, a resistência do sul conseguiu expurgar nossa cidade de elementos houthi”, disse um miliciano da linha de frente à Reuters.

Testemunhas oculares afirmaram que forças locais de Dalea, que tem uma população estimada em 90 mil pessoas, foram apoiadas durante semanas por ataques aéreos contra posições dos houthis, assim como entregas de armas por avião que se intensificaram nos últimos dias.

Uma coalizão liderada pela Arábia Saudita vem bombardeando os houthis e aliados leais ao ex-presidente iemenita Ali Abdullah Saleh há dois meses, ao mesmo tempo em que ampara combatentes sunitas ao longo de uma série irregular de frontes de batalha.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade