PUBLICIDADE

Oriente Médio

Homem-bomba mata 22 em mesquita xiita no Iraque

1 jul 2013 - 20h16
(atualizado às 20h35)
Compartilhar

Um homem-bomba se explodiu em uma cerimônia de luto dentro de uma mesquita xiita no Iraque, na noite desta segunda-feira, matando pelo menos 22 pessoas, informou a polícia.

A explosão derrubou o teto da mesquita na cidade de Muqdadiya, a 80 quilômetros a nordeste da capital Bagdá, esmagando os xiitas que estavam velando um policial morto em um recente bombardeio em uma estrada.

A polícia disse que o número de mortos pode subir porque pessoas permaneceram presas sob os escombros.

A violência faz parte de uma campanha sustentada de ataques de militantes desde o início do ano, que alertou sobre conflitos mais amplos em um país onde curdos, xiitas e sunitas muçulmanos ainda têm de encontrar um compromisso estável de partilha de poder.

Um atentado suicida em separado em um café em um bairro xiita da cidade de Baquba, a cerca de 50 quilômetros a nordeste de Bagdá, levou a 27 mortes nesta segunda-feira.

Nenhum grupo reivindicou imediatamente a responsabilidade pelos ataques, mas os atentados suicidas são a marca registrada da afiliada local da Al Qaeda, o Estado Islâmico do Iraque, que os especialistas em segurança dizem que recuperou força nos últimos meses.

(Reportagem de um jornalista da Reuters em Diyala e Zaid al-Sinjary em Mosul e Raheem Salman em Bagdá)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade