PUBLICIDADE

Oriente Médio

Hollande diz a Obama que 'tudo aponta' para Damasco em ataque químico

25 ago 2013 - 19h10
(atualizado às 20h57)
Compartilhar

O presidente francês, François Hollande, conversou este domingo sobre a Síria com seu homólogo americano, Barack Obama, e disse que "tudo aponta para o regime em Damasco como autor" dos ataques químicos de 21 de agosto, anunciou o Eliseu.

"O chefe de Estado condenou o uso de armas químicas na Síria e destacou que tudo aponta para assinalar o regime em Damasco como o autor destes ataques inaceitáveis", informou a presidência francesa.

Segundo a Casa Branca, Obama e Hollande expressaram sua "profunda preocupação com a suposta utilização de armas químicas por parte do regime sírio contra civis nos arredores de Damasco, no dia 21 de agosto".

Os dois líderes "discutiram as possíveis respostas da comunidade internacional (...) e concordaram em permanecer em contato para proporcionar uma reação comum a esta agressão sem precedentes", destacou a presidência francesa.

François Hollande já havia conversado neste domingo sobre o ataque químico com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e com o premier australiano, Kevin Rudd.

Hollande pediu que os inspetores da ONU possam ter acesso "sem demora e sem restrições aos locais afetados".

O regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, afirma que o trabalho dos inspetores da ONU permitirá desmentir as acusações da oposição de que as forças do governo teriam usado armas químicas contra civis, incluindo crianças.

Enquanto a oposição fala em 1.300 vítimas, a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) divulgou no sábado a morte de 355 pacientes que "apresentaram sintomas neurotóxicos" desde a última quarta-feira na região de Damasco.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade