PUBLICIDADE

Oriente Médio

Hezbollah diz que atacará Frente Nusra na Síria

5 mai 2015 - 18h11
Compartilhar
Exibir comentários

O líder do Hezbollah afirmou nesta terça-feira que seu grupo militante sediado no Líbano vai lançar um ataque dentro da Síria contra os insurgentes ligados à Al Qaeda na região montanhosa ao longo da fronteira dos países.

A mídia local e a oposição síria especulam que tal ataque poderia começar dentro de dias na área de Qalamoun, e os combatentes do Hezbollah entraram em confronto com homens armados da Frente Nusra, mesmo grupo insurgente baseado na Síria, numa zona de fronteira diferente nesta terça-feira.

O ataque "se anunciará quando acontecer", disse Sayyed Hassan Nasrallah num discurso televisionado. Seria em Qalamoun, mas "para que cumpra seu objetivo, não vamos declarar o lugar agora ou até onde se estenderá".

Autoridades libanesas têm alertado o Hezbollah a não lançar um ataque na fronteira, o que, segundo elas, arrastaria o Líbano, que sofreu uma guerra civil em 1975-1990, ainda mais ao conflito sírio.

O grupo xiita é um aliado incondicional do presidente sírio, Bashar al-Assad, e enviou centenas de combatentes para lutar ao lado de suas forças na guerra civil que dura quatro anos. Já perdeu dezenas de combatentes, incluindo vários comandantes, em batalhas na Síria.

A incursão do Hezbollah também poderia colocar em risco as vidas de soldados libaneses e policiais sequestrados ao longo da fronteira no ano passado pela Frente Nusra e o grupo jihadista Estado Islâmico, disseram autoridades.

(Reportagem de Mariam Karouny)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade