PUBLICIDADE

Oriente Médio

Hezbollah diz que aliados de Assad têm direito de retaliar ataque de Israel a Síria

15 jan 2015 - 18h56
Compartilhar

O líder do Hezbollah libanês Sayyed Hassan Nasrallah disse nesta quinta-feira que ataques israelenses dentro do território sírio eram também uma agressão aos aliados regionais da Síria, que têm o direito de revidar.

Líder do Hezbollah,  Sayyed Hassan Nasrallah, fala a apoiadores via vídeo em Beirute. 09/01/2015
Líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, fala a apoiadores via vídeo em Beirute. 09/01/2015
Foto: Hasan Shaaban / Reuters

“Os frequentes ataques em diferentes locais na Síria são uma grande violação. Consideramos (tais) hostilidades (como sendo) contra toda o eixo de resistência”, disse ele à TV Al Mayadeen, sediada em Beirute. 

“(A retaliação) é uma questão em aberto... Não é apenas um direito da Síria, mas também é um direito de resposta do eixo de resistência. Quando esse direito vai ser exercido é uma questão de certo critério... pode acontecer a qualquer momento”, acrescentou ele.  

Irã, Síria, Hezbollah e algumas facções palestinas se consideram um “eixo de resistência” contra Israel.

O Hezbollah é um constante e leal aliado do presidente sírio, Bashar al-Assad, e já enviou centenas de combatentes para lutarem ao lado das forças sírias na guerra civil no país, que já dura quase quatro anos.

Israel conduziu ataques em território sírio diversas vezes desde o início da guerra, em sua maioria destinadas a destruir armamentos tais como mísseis, que as autoridades israelenses alegam serem destinados ao Hezbollah.

Em dezembro, a Síria afirmou que caças israelenses bombardearam áreas próximas ao aeroporto de Damasco e à cidade de Dimas, perto da fronteira com o Líbano. Israel não confirma publicamente suas missões de ataque aéreo.

(Reportagem de Mariam Karouny)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade