PUBLICIDADE

Oriente Médio

Hassan Rohani toma posse como presidente do Irã

3 ago 2013 - 10h43
(atualizado às 10h44)
Compartilhar

O clérigo moderado Hassan Rohani tomou posse neste sábado como sétimo presidente da República Islâmica do Irã após a aprovação de sua eleição pelo guia supremo Ali Khamenei, durante uma cerimônia transmitida ao vivo pela televisão estatal.

"A eleição de um homem competente que serviu durante três décadas ao governo (islâmico) e resistiu aos inimigos como religioso transmite uma mensagem de fidelidade ao regime e de confiança ao clero", escreveu o guia supremo em seu decreto de posse lido por seu chefe de gabinete.

No domingo, Rohani prestará juramento diante do Parlamento iraniano, em uma cerimônia para a qual foram convidados dirigentes estrangeiros pela primeira vez.

Eleito no dia 14 de junho no primeiro turno da eleição presidencial com 51% dos votos, Hassan Rohani, um religioso moderado, sucede Mahmud Ahmadinejad, que ficou oito anos na presidência marcados por diversas tensões com o Ocidente, principalmente relacionadas ao polêmico projeto nuclear de Teerã.

Hassan Rohani defende "uma relação construtiva com o mundo" e "mais transparência" no programa nuclear iraniano para provar sua natureza pacífica e obter a suspensão progressiva das sanções internacionais.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade