PUBLICIDADE

Oriente Médio

Hassan Rohani toma posse como novo presidente do Irã

3 ago 2013 - 09h58
(atualizado às 11h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Aiatolá Ali Khamenei (C) entrega a carta de referência ao novo presidente Hassan Rowhani (D)
Aiatolá Ali Khamenei (C) entrega a carta de referência ao novo presidente Hassan Rowhani (D)
Foto: EFE

A cerimônia de posse de Hassan Rohani como sétimo presidente iraniano começou neste sábado às 17h locais (9h30 de Brasília) na presença do guia supremo, aiatolá Ali Khamenei, e das autoridades do país, segundo imagens ao vivo da televisão estatal.

Rohani tomou posse após a aprovação de sua eleição pelo guia supremo Ali Khamenei, durante uma cerimônia transmitida ao vivo pela televisão estatal. "A escolha de um homem competente que serviu durante três décadas ao governo (islâmico) e resistiu aos inimigos como religioso transmite uma mensagem de fidelidade ao regime e de confiança ao clero", escreveu o guia supremo em seu decreto de posse lido por seu chefe de gabinete.

Khamenei beijou Rouhani no rosto e o novo presidente beijou o líder religioso na lapela. No domingo, Rohani prestará juramento diante do Parlamento iraniano, em uma cerimônia para a qual foram convidados dirigentes estrangeiros pela primeira vez.

<p>Rohani sucede Mahmud Ahmadinejad, que ficou oito anos na presidência</p>
Rohani sucede Mahmud Ahmadinejad, que ficou oito anos na presidência
Foto: Reuters

Eleito no dia 14 de junho no primeiro turno da eleição presidencial com 51% dos votos, Hassan Rohani, um religioso moderado, sucede Mahmud Ahmadinejad, que ficou oito anos na presidência marcados por diversas tensões com o Ocidente, principalmente relacionadas ao polêmico projeto nuclear de Teerã.

Hassan Rohani defende "uma relação construtiva com o mundo" e "mais transparência" no programa nuclear iraniano para provar sua natureza pacífica e obter a suspensão progressiva das sanções internacionais.

Com informações de agências internacionais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade