PUBLICIDADE

Oriente Médio

Hamas diz que ataque israelense é 'crime contra a humanidade'

31 mai 2010 - 05h41
(atualizado às 06h14)
Compartilhar

O grupo palestino Hamas condenou o ataque do exército israelense à Frota da Liberdade, que ia para a Faixa de Gaza com ajuda humanitária. Falando de Damasco Gaza nesta segunda-feira, o grupo qualificou o ato como um "crime contra a humanidade". Ao menos 10 pessoas pessoas teriam morrido.

"Responsabilizamos totalmente Israel pela brutal agressão contra o comboio da liberdade e os civis, e consideramos que este ataque é um novo crime contra a humanidade e contra o desarmado povo palestino", assegura este grupo islâmico que controla a Faixa de Gaza em comunicado.

O Hamas, cujo escritório político fica em Damasco, a capital síria, pediu também à comunidade internacional e aos países árabes que peçam contas a Israel por seus atos.

Além disso, pediu o levantamento do bloqueio econômico imposto a Gaza desde que seu grupo assumiu o controle à força da região em junho de 2007.

"É realmente vergonhoso que o mundo permaneça em silêncio perante estas agressões atrozes e perante este bloqueio injusto", acrescenta a nota.

O grupo acusou a quem não se pronunciar sobre o sucedido de ser cúmplice da agressão e chamou os povos palestino, árabe e islâmico a mostrar sua solidariedade com a frota.

A televisão israelense Canal 10 assegura que pelo menos 14 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no assalto israelense à Frota da Liberdade, um grupo de seis navios que transporta mais de 750 pessoas com ajuda humanitária para Gaza.

O Exército israelense reconhece em comunicado a morte de dez ativistas durante a tomada de controle das naves, que aconteceu esta madrugada a cerca de 20 milhas da faixa palestina.

EFE   
Compartilhar
Publicidade