PUBLICIDADE

Oriente Médio

Hamas confirma encontro com Blair para estabilizar cessar-fogo com Israel

13 ago 2015 - 10h50
Compartilhar
Exibir comentários

O movimento islamita Hamas confirmou nesta quinta-feira que seu dirigente no exílio, Khaled Mashaal, teve uma reunião com o ex-enviado especial do Quarteto para o Oriente Médio, Tony Blair, para buscar estabilizar o cessar-fogo na região desde a ofensiva de Israel ano passado.

O porta-voz do movimento, Sami Abu Zuhri, disse em comunicado que tinha passado aos líderes de outras facções na faixa palestina os resultados destes encontros, assim como de com outros com representantes europeus.

"O Hamas informou sobre os recentes encontros com Tony Blair e representantes europeus e internacionais sobre a estabilização do cessar-fogo com Israel", revelou o comunicado.

O porta-voz se referia a duas reuniões que o líder do movimento no exterior, Mashal, teve com Blair no Catar, mas não detalhou o conteúdo, nem se discutiram sobre o cessar-fogo que Israel e as milícias palestinas definiram em 26 de agosto de 2014.

Nos 50 dias de conflito armado morreram mais de 2.100 palestinos, a maioria civis segundo a ONU, e 73 israelenses, quase 90% soldados que participaram da fase terrestre da chamada "Operação Limite Protetor".

A ofensiva israelense causou graves danos materiais na Faixa, com mais de 100 desalojados até agora pela destruição parcial ou total de suas casas.

Encerrada a ofensiva com um cessar-fogo mediado pelo Egito, as conversas ficaram no esquecimento e, no último ano, ninguém resolveu os problemas mais agudos, entre eles o bloqueio israelense por terra e mar ao lado palestino.

Os contatos de Blair com as duas partes buscam retomar as negociações com uma aproximação de longo prazo, que permita relaxar a tensão na região, que sofreu três grandes conflitos armados desde 2007.

Zuhri destacou que o Hamas teve reuniões com líderes da Jihad Islâmica, do partido Fatah e dos dois grupos de esquerda: o Frente Democrática para a Libertação da Palestina (FDLP) e a Frente Popular (FPLP).

"Qualquer proposta apresentada ao Hamas é transferida imediatamente às outras facções para debatê-la"; acrescentou Zuhri, que não revelou nenhum detalhe sobre o alcance ou o estado das conversas com os mediadores internacionais.

Jamil Mezher, destacado membro do PFLP, explicou por sua vez que no encontro com o Hamas foi informado que "não receberam nenhuma proposta oficial de ninguém".

"Informamos ao Hamas que nos opomos a qualquer trégua com Israel que só sirva aos interesses da ocupação (israelense) e sem servir ao interesse palestino do direito a resistir a ocupação", assinalou Mezher.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade