PUBLICIDADE

Oriente Médio

Há tropas da Guarda Revolucionária do Irã na Síria, diz comandante

16 set 2012 - 09h41
(atualizado às 11h45)
Compartilhar

Membros da Corporação Militar Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) estão na Síria fornecendo ajuda não militar e o Irã pode se envolver militarmente se a Síria for atacada, disse seu comandante neste domingo. A declaração é a primeira admissão oficial de um comandante de alta patente de que o Irã tem uma presença militar em solo sírio, onde um levante deixou dezenas de milhares de mortos desde que começou há 18 meses.

Moradores e membros do Exército Livre da Síria procuram corpos na cidade de Saraqib
Moradores e membros do Exército Livre da Síria procuram corpos na cidade de Saraqib
Foto: Reuters

Os países ocidentais e grupos de oposição sírios acusaram o Irã de fornecer armas e consultoria às forças armadas sírias e suspeitavam da presença militar iraniana dentro do país. O Irã negava isso. A República Islâmica apoia o presidente Bashar al-Assad desde o início da crise e enxerga seu governo como uma parte importante de seu eixo de resistência contra Israel e os países árabes sunitas.

"Vários membros da Força Qods estão presentes na Síria, mas isto não constitui uma presença militar", disse o comandante-em-chefe do IRGC, Mohammad Ali Jafari, em uma coletiva de imprensa no domingo, segundo a agência de notícias iraniana Isna. O Qods é uma unidade do IRGC criada para exportar a ideologia iraniana. Ela vem sendo acusada de planejar ataques dentro do Iraque desde a derrubada de Saddam Hussein.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade