PUBLICIDADE

Oriente Médio

Guerra na Síria para iniciantes: o básico sobre o conflito no Oriente Médio

Em textos de dois parágrafos, o Terra apresenta as ferramentas básicas para você entender melhor o noticiário sobre a guerra civil síria; confira abaixo

10 set 2013 - 13h48
(atualizado às 14h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Entender a guerra civil na Síria não é coisa fácil. O que começou como mais uma onda de protestos da Primavera Árabe se transformou em um conflito complexo. Se lá no começo de 2011 eram poucos grupos de oposição protestando contra o regime de Bashar al-Assad, agora são vários os atores envolvidos diretamente nos confrontos que já deixaram mais de 110 mil mortos.

Sabendo da dificuldade que é acompanhar o noticiário sobre a guerra, com reviravolvas quase diárias no tabuleiro de xadrez das relações internacionais, o Terra preparou um material que responde a questões básicas - mas fundamentais - para saber o que está acontecendo atualmente no coração do Oriente Médio. 

São quatro perguntas transformadas em pequenos textos simples, diretos e, por causa disso, invariavelmente reducionistas. Mas a ideia é fornecer as ferramentas básicas. A partir das respostas a essas quatro perguntas você vai estar apto para entender um pouco melhor as manchetes das últimas semanas, ou quem sabe se aprofundar ainda mais no tema.

Para se aprofundar mais sobre a guerra civil na Síria, explore os conteúdos abaixo.

Guerra civil em fotos Conteúdo exclusivo
AFP AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra através dos jornalistas Tariq Saleh e Mauricio Morales. Sediado no Líbano, Saleh conversou com sírios, visitou refugiados e ouviu analistas. Enviado especial, Morales passou dias com rebeldes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade