PUBLICIDADE

África

Grupo declara autonomia de região no leste da Líbia

2 jun 2013 - 14h34
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder de um grupo político líbio na província de Cyrenaica, rica em petróleo, declarou a região como autônoma, numa demonstração da crescente pressão por uma constituição que adote uma estrutura federal.

Ahmed Zubair al-Senussi, líder do Conselho de Cyrenaica e parente distante do último rei da Líbia, não tem autoridade formal nas regras atuais e não está claro como ele poderia colocar em prática a declaração.

Seu conselho, no entanto, representa facções do leste que uniram-se pela preocupação em estabelecer a força da lei em um país repleto de armas e milícias rivais, dois anos após o fim da guerra para depor Muammar Kadafi.

A assembleia nacional em Trípoli afirmou que iria formar um comitê para examinar a declaração de Senussi, que incluiu promessas de constituir um novo parlamento e forças de segurança para a região.

"A partir de hoje, Cyrenaica é uma região federal, no âmbito do Estado Líbio", disse Senussi em um comício na cidade oriental de Al Marj. "Cyrenaica vai ativar a Constituição de 1951 e estabelecer um parlamento."

Os apelos por uma estrutura federal têm sido mais frequentes desde a queda de Kadafi em 2011.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade