PUBLICIDADE

Oriente Médio

Grupo armado toma controle de cidade iraquiana

24 abr 2013 - 17h22
(atualizado às 17h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Homens armados tomaram o controle de Sulaiman Bek, uma cidade ao norte de Bagdá, nesta quarta-feira após confrontos com forças de segurança iraquianas, anunciaram autoridades da administração regional.

As forças de segurança se retiraram totalmente da região, que ficou sob controle dos homens armados, disse à AFP Shalal Abdul Baban, autoridade administrativa da cidade.

Um membro do conselho provincial da região de Salahedin --onde está localizada Sulaiman Bek--, Niyazi Maamar Oghlu, confirmou que as autoridades haviam perdido o controle da cidade.

Essas autoridades indicaram também que uma via estratégica entre Bagdá e Tuz Khurmatu, cidade ao norte de Sulaiman Bek, foi bloqueada.

Confrontos eclodiram na terça em Huweijah, no norte do país, deixando 53 mortos quando a polícia tentou conter um protesto de sunitas, que há quatro meses realizam manifestações contra a política do primeiro-ministro xiita, Nuri al-Maliki.

Pelo menos 125 pessoas morreram em dois dias de violência no Iraque. A maioria dos conflitos tem ligação com essas manifestações.

Nesta quarta, 23 pessoas morreram, 19 delas em ataques praticados em represália aos enfrentamentos de Huweijah, indicaram as autoridades.

Esses atos de violência são os mais sangrentos desde que, em dezembro, tiveram início as manifestações contra Maliki nas províncias de maioria sunita do norte do país para exigir a saída do primeiro-ministro e o fim da "marginalização" da comunidade sunita, minoritária no país.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade