PUBLICIDADE

Oriente Médio

Grande ofensiva de tropas do regime sírio contra Homs

4 mar 2013 - 07h58
(atualizado às 08h12)
Compartilhar
Exibir comentários

As forças do governo executavam nesta segunda-feira uma grande ofensiva para assumir o controle dos bairros que estão sob o controle dos insurgentes na cidade de Homs (centro da Síria). "É um dos combates mais violentos em meses e há dezenas de mortos e feridos entre os agressores", afirma um comunicado do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), que não divulgou um balanço preciso.

O Exército, apoiado por milicianos partidários do presidente Bashar al-Assad, atacou o centro de Homs, onde estão entrincheirados vários rebeldes, sobretudo a Cidade Antiga e os bairros de Jurat al-Shayah, Khaldiye e Karabis.

Homs é chamada pelos insurgentes de "capital da revolução", pois esta cidade, que antes do conflito tinha 800 mil habitantes, foi cenário da revolta mais intensa contra o regime de Assad, antes que o Exército recuperasse o controle de aproximadamente 80% da aglomeração urbana.

Mais ao norte, na cidade de Raqa, sobre o Eufrates, perto da fronteira com a Turquia, foram registrados combates entre rebeldes e soldados, segundo o OSDH. O Exército executou ataques aéreos contra a prisão central de Raqa, tomada pela Frente Jihadista Al-Nosra e outros grupos rebeldes que libertaram centenas de presos, de acordo com a ONG, que tem sede em Londres e conta com uma ampla rede de informantes.

Em período normal, 240 mil pessoas moram em Raqa, mas mais de 800 mil chegaram à localidade desde o início do conflito na Síria, em 15 de março de 2011.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade