PUBLICIDADE

Oriente Médio

Grã-Bretanha vai levar à ONU relato de uso de arma química na Síria

21 ago 2013 - 09h19
(atualizado às 09h23)
Compartilhar

A Grã-Bretanha disse nesta quarta-feira que vai levar os relatos sobre um ataque com armas químicas por forças leais ao presidente sírio, Bashar Al-Assad, ao Conselho de Segurança da ONU, e cobrou de Damasco permissão para os inspetores da ONU irem ao local.

"Estou profundamente preocupado com relatos de que centenas de pessoas, incluindo crianças, foram mortas em ataques aéreos e um ataque com armas químicas em áreas controladas pelos rebeldes perto de Damasco", disse o chanceler britânico, William Hague, em comunicado.

Hague disse que os relatos do ataque, que foi negado abertamente pelo governo sírio, permanecia não confirmado e que a Grã-Bretanha buscaria mais informações com urgência.

"Mas é claro que se forem verificadas, marcariam uma escalada chocante no uso de armas químicas na Síria", disse ele, acrescentando que a Grã-Bretanha iria tentar responsabilizar quem usou as armas químicas ou ordenou a sua utilização.

"Peço ao governo sírio para permitir o acesso imediato à área pela equipe da ONU que investiga alegações anteriores de uso de armas químicas. O Reino Unido vai levar esse incidente ao Conselho de Segurança da ONU", disse Hague.

A Grã-Bretanha oferece assistência não-letal aos rebeldes que lutam para derrubar Assad, mas não chegou a enviar-lhes armas e viu os seus esforços diplomáticos para pressionar Assad frustrados pela Rússia e pela China nas Nações Unidas.

(Reportagem de Andrew Osborn)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade