PUBLICIDADE

Oriente Médio

Grã-Bretanha inicia processo para retomar relações com Irã

8 out 2013 - 13h52
Compartilhar

O secretário britânico de Relações Exteriores, William Hague, disse nesta terça-feira que a Grã-Bretanha e o Irã deram início a um processo que pode levar à reabertura de suas embaixadas, fechadas desde que os países romperam relações diplomáticas em 2011.

"Ambos os países vão agora indicar um encarregado de negócios não-residente que terá a tarefa de implementar a promoção das relações, incluindo etapas interinas no caminho para a eventual reabertura de ambas as embaixadas", declarou Hague ao Parlamento.

Ao se pronunciar sobre o controverso programa nuclear iraniano, Hague afirmou que o governo iraniano precisa fazer "mudanças substanciais", se quiser que o Ocidente alivie as sanções impostas ao país, e disse ainda que o futuro das relações britânico-iranianas iria depender de medidas tangíveis.

"O Irã continua desafiando seis resoluções do Conselho de Segurança da ONU.. e está instalando mais centrífugas em suas instalações nucleares", disse Hague.

"Na falta de mudanças substancias nessas políticas, nós vamos continuar a manter fortes sanções. Uma mudança substancial nas políticas britânicas ou ocidentais requer uma mudança substancial nesse programa."

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, recebeu bem a eleição de Hassan Rouhani para a Presidência do Irã no começo deste ano, mas disse que os laços entre os dois países permanecem abalados por causa do ataque à embaixada britânica em Teera em 2011.

(Reportagem de Peter Griffiths e William James)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade