PUBLICIDADE

Oriente Médio

Governo turco rejeita ajuda europeia às vítimas do terremoto

24 out 2011 - 11h54
(atualizado às 12h24)
Compartilhar

O governo turco agradeceu a oferta da União Europeia de enviar ajuda às vítimas do terremoto que atingiu o país no domingo, mas recusou receber este tipo de assistência por enquanto. O ministro de Assuntos Europeus da Turquia, Egemen Bagis, explicou em reunião com representantes dos países da UE que a chegada de ajuda internacional está subordinada aos esforços de coordenação para "evitar que haja duplicidade e desorganização".

Incêndio atinge estação de trem de Haydarpassa após tremor: ajuda europeia recusada por Istanbul
Incêndio atinge estação de trem de Haydarpassa após tremor: ajuda europeia recusada por Istanbul
Foto: AP

Uma fonte da embaixada da Espanha confirmou à Efe que a Turquia rejeitou a participação na operação de resgate de uma equipe de bombeiros espanhóis que tinha se deslocado a Ancara. "A equipe chegou sem nenhum tipo de contato prévio com o Ministério de Relações Exteriores espanhol, nem com a embaixada da Turquia na Espanha, e foi informada sobre a posição do governo turco, de que não é necessário o deslocamento de equipes até a área por enquanto", explicou a fonte.

O governo israelense, que tem relações muito tensas com a Turquia desde o último ano, informou que sua ajuda também foi declinada. Por enquanto, só as equipes internacionais enviadas pelo Azerbaijão e o Irã, países vizinhos da região afetada, estão trabalhando na área.

EFE   
Compartilhar
Publicidade