PUBLICIDADE

Oriente Médio

Governo sírio acusa jihadistas de ataque com cloro tóxico

Duas pessoas teriam morrido e mais cem foram sufocadas pelo cloro tóxico

12 abr 2014 - 13h28
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A televis&atilde;o oficial s&iacute;ria acusou neste s&aacute;bado os jihadistas da Frente Al-Nosra de serem respons&aacute;veis por um ataque qu&iacute;mico, pouco depois de uma ONG opositora atribuir a agress&atilde;o ao regime de Bashar al-Assad</p>
A televisão oficial síria acusou neste sábado os jihadistas da Frente Al-Nosra de serem responsáveis por um ataque químico, pouco depois de uma ONG opositora atribuir a agressão ao regime de Bashar al-Assad
Foto: AP

A televisão oficial síria acusou neste sábado os jihadistas da Frente Al-Nosra de serem responsáveis por um ataque químico, pouco depois de uma ONG opositora atribuir a agressão ao regime de Bashar al-Assad.

"Terroristas da Frente Al-Nosra espalharam cloro tóxico (...) matando duas pessoas e sufocando outras cem", indicou a rede televisiva.

Citando fontes médicas, o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), com sede na Inglaterra, havia denunciado anteriormente casos de "sufocamento e envenenamento depois de um bombardeiro aéreo realizado por aviões do regime, que provocou "um nuvem de fumaça espessa", na cidade de Kafarzité, na pronvíncia central de Hama.

Vídeos difundidos por militantes opositores no Youtube mostram crianças e homens tossindo e com sintomas de sufocamento.

"O bombardeio deixou um produto de cor amarela, e um cheiro semelhante ao de gás de cloro, atingindo mais de cem pessoas, entre elas mulheres e crianças", afirma um homem, que parece ser um médico, em um dos vídeos.

No momento, é impossível confirmar essas informações com fontes independentes.

Em agosto de 2013 a oposição e vários países ocidentais acusaram o governo sírio de realizar ataques com armas químicas na proximidades de Damasco, deixando mais de 1.400 mortos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade