PUBLICIDADE

Oriente Médio

Governo oficial da Líbia bombardeia aeroporto em Trípoli

19 mar 2015 - 20h17
(atualizado às 20h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Caças do governo da Líbia reconhecido pela comunidade internacional bombardearam nesta quinta-feira o único aeroporto de Trípoli em funcionamento, atrasando assim a partida de uma delegação do Parlamento rival a uma negociação de paz mediada pela Organização das Nações Unidas (ONU), disseram autoridades.

O ataque contra o aeroporto Matiga, uma base militar utilizada por voos comerciais depois que o principal aeroporto foi fechado após fortes confrontos em meados do ano passado, danificou a pista, mas os reparos devem ser finalizados ainda nesta quinta-feira, disse um porta-voz do aeroporto.

Não houve relato de vítimas, mas o bombardeio atrasou a partida de uma delegação de Trípoli para o Marrocos, onde está prevista a continuidade de negociações organizadas pela ONU com o objetivo de convencer os lados em disputa a formar um governo nacional.

A Líbia está presa numa disputa de poder entre dois governos e Parlamentos rivais, que lutam pelo controle do país norte africano e seus respectivos recursos petrolíferos. O conflito ocorre quatro anos após rebeldes terem derrubado o autocrata Muammar Gaddafi.

“Caças conduziram ataques aéreos contra o aeroporto de Matiga hoje cedo, isso danificou a pista”, disse o porta-voz do aeroporto Abdulsalam Buamoud.

Ambos os lados estão aliados a facções armadas rivais e que têm disputado o território e as instalações de petróleo. Ao mesmo tempo, militantes islâmicos têm aproveitado o caos para assumir o controle de áreas do país.

A ONU condenou os ataques contra aeroportos em Trípoli e Zintan. O porta-voz da ONU, Samir Ghattas, disse que as negociações no Marrocos, previstas para esta quinta-feira, começariam provavelmente na sexta-feira. As conversas tiveram início em setembro.

(Reportagem de Ahmed Elumami, Aziz El Yaakoubi, Ayman al-Warfalli e Ulf Laessing)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade