PUBLICIDADE

Oriente Médio

Governo israelense adota projeto de referendo sobre possível acordo de paz

28 jul 2013 - 08h55
(atualizado às 09h15)
Compartilhar

O governo israelense aprovou neste domingo um projeto de lei que submete a referendo qualquer possível acordo de paz com os palestinos, segundo um comunicado do gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

"Qualquer acordo que possa ser alcançado em negociações será submetido a referendo", afirma o texto, que cita Netanyahu. "É importante que, para tais decisões históricas, cada cidadão vote diretamente sobre um tema que decidirá o futuro do país", acrescentou.

Uma autoridade palestina havia declarado no sábado à AFP que as negociações de paz entre israelenses e palestinos serão retomadas na próxima terça-feira em Washington, depois de três anos em ponto morto. Israel não confirmou oficialmente esta informação.

Segundo a ata da reunião, o governo considera "urgente e importante" aprovar este projeto e afirma que pedirá que o Parlamento se pronuncie o quanto antes sobre isso.

A imprensa israelense afirma que o texto pode ser apresentado ao Parlamento na próxima semana para uma leitura preliminar.

O referendo seria a última etapa para ratificar um acordo de paz, uma vez que seja aprovado pelo Governo e pelo Parlamento.

O projeto de lei é encarado como um gesto para acalmar os ministros conservadores, que temem que Israel precise fazer importantes concessões nas negociações de paz.

Também obrigaria a celebrar uma consulta popular caso sejam cedidos territórios sob controle israelense em virtude de um acordo de paz ou de uma decisão governamental.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade