PUBLICIDADE

Oriente Médio

Governo iraniano apresenta avião não tripulado de longo alcance

Governo iraniano apresenta avião não tripulado de longo alcance

22 ago 2010 - 09h39
(atualizado às 09h55)
Compartilhar

O governo iraniano apresentou neste domingo o primeiro avião não tripulado de longo alcance desenvolvido e construído inteiramente dentro do país. O veículo aéreo não tripulado, chamado de drone, é capaz de realizar missões de bombardeio contra alvos no solo e voar longas distâncias em alta velocidade. As informações são da CNN.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad. participou da apresentação do robô, apelidado de Karrar, apenas um dia depois da inauguração da usina nuclear de Bushehr, construída com apoio da Rússia e destinada à geração de energia na República Islâmica.

De acordo com a imprensa iraniana, em fevereiro, o Irã inaugurou a linha de produção de dois tipos de aviões com capacidade de bombardeio e de reconhecimento. Antes da inauguração do drone, o ministro iraniano da Defesa disse que o país estava pronto para revelar um projeto de "grande importância" e que a capacidade de defesa do Irã chegou a um ponto que não precisa de qualquer ajuda de outros países. No entanto, não ficou claro se o lançamento do drone foi o anúncio do qual ele se referia.

Aviões não tripulados são recursos cada vez mais utilizados por forças armadas, especialmente pelos Estados Unidos. Críticos da arma dizem que os 'pilotos' e comandantes das operações, que muitas vezes ficam a milhares de quilômetros de distância enquanto controlam a aeronave por controle remoto, perdem a capacidade de julgar corretamente a necessidade ou não de um bombardeio.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, durante a apresentação do avião não tripulado
O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, durante a apresentação do avião não tripulado
Foto: Imagem fornecida pelo governo do Irã / AP
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade