PUBLICIDADE

Oriente Médio

Governo, hackers turcos e Anonymous travam batalha cibernética

10 jun 2011 - 13h25
(atualizado às 13h45)
Compartilhar

A menos de dois dias para as eleições gerais na Turquia, a censura na internet do governo do islamita moderado Recep Tayyip Erdogan, iniciou uma guerra cibernética entre os ativistas do grupo Anonymous, os hackers nacionalistas turcos e as autoridades do país. "Durante os últimos anos, vimos como o governo turco reforçava o controle sobre internet. Bloqueou milhares de páginas web e blogs enquanto processos legais abusivos persistem contra o jornalismo online", denunciava nesta semana o Anonymous em comunicado.

"O governo quer impor um novo sistema de filtros a partir de 22 de agosto, que permitirá acompanhar a atividade na internet dos usuários. (...) Está claro que o governo quer levar a censura a um novo nível", acrescentava o comunicado. As autoridades turcas asseguraram que haverá quatro tipos de filtros, desde o que permitirá os usuários seguir navegando como até agora, até aquele que permitirá que as famílias restrinjam o acesso a páginas que considerem nocivas para seus filhos. Mas a maioria de usuários turcos teme que esta iniciativa dificulte ainda mais o acesso a internet em um país em que há já mais de 13 mil endereços bloqueados, a maioria ilegal, mas também muitos blogs políticos e movimentos de esquerda.

Até agora era fácil burlar os bloqueios através do uso de navegadores diferentes e da modificação dos domínios, mas está incerto que ocorrerá a partir de agosto, o que levou a milhares de internautas a manifestar-se contra o governo. Por consequência, o grupo Anonymous anunciou que atacaria os sites do governo a partir das 18h da quinta-feira.

O primeiro alvo foi a página da Autoridade de Telecomunicação (TIB), que foi bloqueada durante 20 minutos e, segundo a emissora NTV, o grupo atacou ainda a página do Centro de Meteorologia Estatal e o site da Seguridade Social, mas nesta manhã já estavam normalizados. A TIB reagiu as ameaças de Anonymous bloqueando por sua vez a web dos ciberactivistas "www.anonnews.org". Por sua vez, um grupo de hackers turcos de ideologia nacionalista denominado AyYildiz (Lua e Estrela) anunciou que tomará represálias contra os ataques a seu país de um grupo estrangeiro. "Não é um tema de censura, mas de traição à pátria", afirma o grupo turco em comunicado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade