PUBLICIDADE

Oriente Médio

Governo ataca Homs antes do desembarque de observadores árabes

26 dez 2011 - 10h37
(atualizado às 17h26)
Compartilhar

As tropas sírias executam uma ofensiva militar para assumir o controle do bairro de Baba Amro em Homs, um reduto da oposição ao regime de Bashar al-Assad, que deixou pelo menos 15 mortos poucas horas antes da chegada à Síria dos observadores da Liga Árabe.

Um frame de vídeo mostra um tanque sírio pelas ruas de Homs, nesta segunda-feira
Um frame de vídeo mostra um tanque sírio pelas ruas de Homs, nesta segunda-feira
Foto: AFP

"Disparos de obus e metralhadoras pesadas contra o bairro de Baba Amro deixaram pelo menos 15 mortos e dezenas de feridos nesta segunda-feira. A situação é alarmante e o bombardeio é mais intenso que nos três últimos dias", afirmou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH, ligado à oposição).

O OSDH, com sede em Londres, fez um novo pedido de intervenção imediata ao secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al-Arabi, para impedir um cerco ao hospital Al-Hikma, que fica no mesmo bairro, que teria como objetivo prender os feridos.

O Conselho Nacional Sírio (CNS, que reúne a maioria das tendências de oposição) pediu no domingo à missão da Liga Árabe que siga imediatamente para Homs, a terceira maior cidade do país, 160 quilômetros ao norte de Damasco.

Importantes manifestações contra o regime acontecem regularmente na cidade, assim como confrontos violentos entre as forças do Exército e "desertores".

Uma primeira delegação de quase 50 analistas civis e militares árabes é aguardada nesta segunda-feira na Síria, como parte de um protocolo de saída da crise apoiado pela Liga Árabe para acabar com a violência, que desde março deixou 5.000 mortos, segundo a ONU.

O OSDH também apelou aos observadores árabes que viajem imediatamente a Homs.

"Os observadores deveriam seguir para o bairro mártir de Baba Amro para que cessem os assassinatos contra o povo sírio, e para que sejam testemunhas dos crimes cometidos pelo regime sírio", afirma a ONG em um comunicado.

"A missão tem a liberdade de viajar em coordenação com a parte síria e de acordo com o protocolo assinado há uma semana pelo governo sírio e a Liga Árabe", afirmou à AFP o porta-voz da chancelaria em Damasco, Jihad Makdissi.

Uma primeira equipe de logística da Liga Árabe desembarcou na quinta-feira em Damasco para preparar a chegada dos observadores da organização. O general sudanês Muammad Ahmed Mustafah al-Dabi, que coordena a missão, desembarcou no domingo na capital síria, segundo uma fonte do governo que pediu anonimato.

A missão integra um plano de saída da crise proposto pela Liga Árabe, que prevê o fim da violência, a libertação dos detentos, a saída das Forças Armadas das cidades e a livre circulação dos observadores e da imprensa por todo o país.

A Síria aceitou oficialmente este plano em 2 de novembro, mas manteve a violenta repressão à revolta iniciada em março.

No domingo, o CNS anunciou que o bairro de Baba Amro estava cercado e sob a ameaça de invasão militar, com uma força de 4.000 soldados, após três dias de bombardeios contínuos.

Além disso, as forças oficiais alteraram as indicações dos nomes de lugares na região de Jabal al-Zawiyah, na província de Idleb, para induzir os observadores ao erro, afirmou o OSDH, que pediu aos observadores árabes que procurem diretamente os militantes na área.

O regime de Assad afirma que a violência é responsabilidade de "grupos armados" que pretendem espalhar o caos no país e que os confrontos já teriam matado 2.000 soldados.

Na sexta-feira, as autoridades acusaram a Al-Qaeda de estar por trás dos atentados com carro-bomba na capital, que mataram 44 pessoas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade