PUBLICIDADE

Oriente Médio

George Sabra é nomeado presidente interino da oposição síria

22 abr 2013 - 12h49
(atualizado às 12h59)
Compartilhar
Exibir comentários

George Sabra foi nomeado presidente interino da oposição síria, anunciou nesta segunda-feira o Conselho Nacional Sírio (CNS), no dia seguinte à demissão de Ahmed Moaz al-Khatib.

"George Sabra foi nomeado ao posto de presidente da Coalizão até a eleição do novo presidente", indicou um comunicado do CNS, principal componente da Coalizão, que representa a maioria dos opositores do presidente Bashar al-Assad.

A próxima eleição do chefe da Coalizão, realizada a cada seis meses, de acordo com as regras internas, será realizada no dia 10 ou 11 de maio. Sabra, um cristão de 66 anos, foi até o momento chefe do CNS, o núcleo principal da Coalizão.

Veterano da oposição, é um ex-professor comunista que passou muitos anos na prisão e na clandestinidade. Opositor de longa data do regime de Hafez Assad e de seu filho Bashar, que o sucedeu em 2000, ele deixou a Síria ilegalmente no início de 2012, a fim de ajudar a estruturar a oposição.

"Abu Shadi", como seus seguidores o chamam, é muito popular entre as duas bases e dentro da liderança do CNS, por sua intransigência, recusando qualquer compromisso com o regime. Ele se opôs a Khatib, quando este propôs em janeiro para abrir discussões com o regime.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade