PUBLICIDADE

Oriente Médio

General israelense diz que Assad utiliza armas químicas na Síria

23 abr 2013 - 08h19
(atualizado às 08h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Um funcionário da inteligência militar israelense acusou nesta terça-feira o regime do presidente sírio Bashar al-Assad de utilizar armas químicas contra a rebelião. "Assad utiliza armas químicas na Síria", afirmou o general Itai Brun, chefe do setor de investigação e análise do departamento de inteligência militar do exército israelense, em declarações divulgadas na conta oficial do Twitter das forças armadas.

"As pupilas que se contraem, a baba que sai da boca e outros sinais que vimos demonstram o uso de armas químicas mortais", afirmou o general Brun em uma intervenção durante uma conferência internacional sobre a segurança, da qual a rádio militar divulgou um trecho. "Que armas químicas? Aparentemente sarin", acrescentou.

As agências de inteligência americanas investigam o possível uso de armas químicas por parte do regime sírio contra os rebeldes, como suspeitam alguns países europeus, declarou há alguns dias um funcionário americano.

Algumas informações sobre o possível uso de um agente químico muito suspeito nos recentes combates na Síria estão sendo examinadas pelos serviços de espionagem, mas até o momento não foram tiradas conclusões, explicou à AFP este funcionário, que pediu o anonimato. É possível que tenham sido utilizadas armas químicas de forma limitada e muito localizada, e não em grande escala, acrescentou.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade