PUBLICIDADE

Europa

França usa mísseis de cruzeiro contra EI pela primeira vez

15 dez 2015 - 15h26
(atualizado às 16h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

A França usou pela primeira vez nesta terça-feira mísseis de cruzeiro ar-terra contra posições do grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque, informou o Ministério da Defesa. Esse tipo de bombardeio, inédito até então na ofensiva francesa contra o EI na Síria e no Iraque, foi feito por caças Rafale e Mirage 2000, explicou o Estado-Maior da França em comunicado.

Os aviões decolaram de bases na Jordânia e nos Emirados Árabes Unidos com o objetivo de destruir posições do EI em Al Qaim, no oeste do Iraque, uma região perto da fronteira com a Síria.

Os mísseis de cruzeiro, programados antes de seu lançamento e guiados por sistemas de navegação por satélite, dispõem de autopropulsão e aerofólios para conseguir um voo mais sustentado. Sua rota, porém, não pode ser modificada após o disparo.

Os caças franceses tinham como alvo edifícios, alguns deles reforçados, usados pelo EI como "quartéis, centros de treinamento e armazéns logísticos", acrescentou o Ministério da Defesa.

"Em paralelo a esses ataques planejados, os caças da operação Chammal continuaram com a missão de apoio às forças iraquianas em terra contra elementos do Estado Islâmico", indica a nota.

A França, que bombardeia o EI desde o dia 19 de setembro de 2014, conta com 3.500 militares envolvidos nessa ofensiva. Parte deles está em Bagdá e em Erbil, treinado as tropas iraquianas. Outros participam da missão aérea, que possui 38 caças e alguns aviões de reabastecimento aéreo.

Além disso, a França enviou o porta-aviões de guerra Charles de Gaulle e várias fragatas para a região após os atentados que mataram 130 pessoas em Paris.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade