PUBLICIDADE

Oriente Médio

França irá pressionar por ação da ONU sobre Estado palestino ‘nas próximas semanas’

27 mar 2015 - 15h41
(atualizado às 15h41)
Compartilhar
Exibir comentários

A França planeja iniciar “nas próximas semanas” discussões com seus parceiros a respeito de uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para delinear parâmetros para encerrar o conflito no Oriente Médio, disse o ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, nesta sexta-feira.

“Espero que os parceiros que estavam relutantes não fiquem mais relutantes”, declarou Fabius referindo-se aos Estados Unidos, que tradicionalmente protegem seu aliado Israel de qualquer ação na ONU.

Os EUA declararam que irão “reavaliar” suas opções no tocante às suas relações com Israel e à sua diplomacia para o Oriente Médio depois que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, posicionou-se contra a criação de um território palestino durante sua campanha eleitoral vitoriosa na semana passada.

Em dezembro, os EUA votaram contra o rascunho de uma resolução palestina pedindo a retirada israelense da Cisjordânia ocupada e de Jerusalém Oriental e o estabelecimento de um Estado palestino até o final de 2017.

Em reação aos comentários de Fabius, uma autoridade norte-americana, falando sob condição de anonimato, disse: “Não iremos tomar a dianteira de quaisquer decisões a respeito do que os Estados Unidos fariam em relação a uma ação em potencial no Conselho de Segurança da ONU”.

(Por Michelle Nichols)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade