PUBLICIDADE

Oriente Médio

França, EUA e Reino Unido abordam como manter pressão sobre a Síria

16 set 2013 - 06h13
(atualizado às 07h17)
Compartilhar

Os responsáveis diplomatas da França, Estados Unidos e Reino Unido se reúnem nesta segunda-feira em Paris com o presidente francês, François Hollande, para discutir sobre como concretizar o acordo para neutralizar o arsenal químico sírio e manter a pressão sobre o regime de Bashar al Assad.

Hollande recebia esta manhã às 9h45 (horário local, 4h45 em Brasília) seu ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius; o secretário de Estado americano, John Kerry; e o titular britânico das Relações Exteriores, William Hague, que em seguida iam continuar analisando a crise síria, antes de comparecer em uma conferência de imprensa.

O encontro acontece no mesmo dia em que se apresenta o relatório dos especialistas da ONU, do qual se sabe que confirmará o uso de armas químicas no dia 21 de agosto nos arredores de Damasco.

Poucas horas antes, o chefe do Estado francês antecipou que sua intenção com seus parceiros americano e britânico é "dar forma à próxima resolução do Conselho de Segurança que vai detalhar o acordo" da semana passada entre Washington e Moscou para pôr as armas químicas do regime sírio sob controle internacional.

Hollande também insistiu em sua intenção de manter "a opção militar", e lembrou que o compromisso sobre as armas químicas foi possível justamente pela ameaça de uma intervenção militar.

EFE   
Compartilhar
Publicidade