PUBLICIDADE

Oriente Médio

Fracassa em Israel tentativa de aliança centro-izquierda anti-Netanyahu

7 jan 2013 - 10h13
(atualizado às 10h18)
Compartilhar

Os dirigentes de três partidos de centro e de esquerda fracassaram na tentativa de formar uma frente única para enfrentar o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, que lidera as sondagens para as eleições legislativas do próximo 22 de janeiro.

"Lamento, mas não chegamos a um acordo", declarou nesta segunda-feira Tzipi Livni que em novembro passado fundou o novo partido de centro HaTnuah (O Movimento, em hebreu), após abandonar Kadima, também de centro.

"O objetivo da reunião era encontrar uma forma de substituir ao governo de Netanyahu. Propus que fizéssemos uma campanha comum até as eleições", disse a ex- ministra de Relações Exteriores.

Nas negociações, que duraram toda a noite de domingo, integraram Livni; a líder do Partido Trabalhista, Shelly Yachimovich; e o dirigente do partido de centro Yesh Atid, Yair Lapid.

Por sua vez, Yachimovich disse que a ambiguidade de Livni e Lapid com relação a uma possível participação no governo de unidade nacional dirigido por Netanyahu levaram ao fracasso das negociações.

"Para que o eleitorado compreenda que apresentamos uma alternativa séria, temos que nos comprometer a não participar de um governo dirigido por Netanyahu", disse Yachimovich, cujo partido poderia converter-se na segunda força do futuro parlamento.

A chefe do Partido Trabalhista indicou que as negociações poderiam continuar.

Segundo as últimas sondagens eleitorais, a coalizão de Likud-Israel Beiteinou, encabeçada por Netanyahu, obteria entre 34 e 36 deputados do total de 120.

Na bancada da direita que estaria disposta a apoiar Netanyahu obteria entre 66 e 67 deputados.

Já a oposição, os trabalhistas teriam entre 16 a 18 assentos, HaTnuah 9-10 e Yesh Atid 9-11.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade