PUBLICIDADE

Oriente Médio

Forças sírias mataram 56 crianças em novembro, diz ONU

2 dez 2011 - 08h45
(atualizado às 09h35)
Compartilhar

O brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, da Comissão Internacional de Investigações sobre a Síria que recebeu mandato da ONU, afirmou nesta sexta-feira que as forças de segurança causaram a morte de 56 crianças em novembro, o mês mais violentos desde o início dos protestos no país.

"Segundo fontes confiáveis, até agora 307 crianças foram mortas pelas forças de segurança. Novembro foi o mês mais letal, com 56 crianças mortas", declarou Paulo Pinheiro durante uma reunião especial do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU sobre a situação na Síria.

Os peritos da Comissão, que não foram autorizados a entrar no território sírio, conversaram com 223 parentes de vítimas, testemunhas e desertores do Exército sirio, entre os meses de setembro e novembro.

Pinheiro disse ter compilado provas sólidas que mostram que crianças figuravam entre as vítimas de tortura e assassinados atribuídos a forças de segurança sírias.

A ONU calcula que 4.000 pessoas morreram durante a violenta repressão iniciada em março. A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, advertiu que o país está "à beira da guerra civil". "O extremo sofrimento da população, dentro e fora da Síria, deve ser tratado como uma questão de urgência", afirmou Pinheiro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade