PUBLICIDADE

Oriente Médio

Forças iraquianas libertam cidade controlada pelo Estado Islâmico

6 mar 2015 - 19h20
(atualizado às 19h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Forças iraquianas expulsaram combatentes do Estado Islâmico da cidade de al-Baghdadi, perto de uma importante base onde fuzileiros navais norte-americanos treinam tropas do Iraque, recapturaram a delegacia e três pontes sobre o rio Eufrates, afirmou o Exército dos Estados Unidos nesta sexta-feira.

Combatentes xiitas em veículo militar em Al Hadidiya, Iraque. 06/03/2015.
Combatentes xiitas em veículo militar em Al Hadidiya, Iraque. 06/03/2015.
Foto: Thaier Al-Sudani / Reuters

Forças de Segurança iraquianas e milicianos tribais da região de Anbar também expulsaram os militantes do Estado Islâmico de sete aldeias a noroeste de al-Baghdadi, na estrada para Haditha, anunciou a Força-Tarefa Conjunta em comunicado.

Al-Baghdadi está localizada cerca 5 quilômetros a nordeste da base aérea Ain al-Asad, onde fuzileiros navais dos EUA estão treinando as forças militares iraquianas para ajudá-las a enfrentar militantes dos Estado Islâmico que invadiram parte do noroeste do Iraque no ano passado.

Militantes islâmicos tomaram as pontes ao redor de al-Baghdadi em setembro. A disputa pelo controle de al-Baghdadi se intensificou nas últimas semanas, e um importante comandante dos EUA disse há duas semanas que as forças iraquianas pareciam estar à beira de expulsar os militantes.

O tenente-general James Terry, comandante sênior na coalizão liderada pelos EUA que combate o Estado Islâmico, disse a jornalistas que a 7ª Divisão do Exército iraquiano, incluindo uma de suas unidades de comando, está se unindo a forças tribais para retomar a cidade.

A declaração do Exército nesta sexta-feira informa que as Forças Aéreas da coalizão tinham apoiado o esforço de retomar al-Baghdadi, tendo como alvo as posições do Estado Islâmico em torno da cidade, com 26 ataques aéreos entre 22 de fevereiro e 6 de março. Também forneceu vigilância e aconselhamento para o Exército iraquiano.

(Reportagem de David Alexander)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade