PUBLICIDADE

Oriente Médio

Forças iraquianas e EI combatem por controle da Universidade de Al-Anbar

26 jul 2015 - 09h50
Compartilhar
Exibir comentários

As forças de segurança iraquianas conseguiram entrar neste domingo na Universidade de Al-Anbar, situada nos arredores da cidade de Ramadi, onde enfrentam o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) para tomar o controle do edifício.

O porta-voz da Chefia de Operações Conjuntas do Iraque, Yehia Rasul Abdullah, declarou em comunicado que os soldados de segurança tentam expulsar totalmente os jihadistas e limpar a área de artefatos explosivos.

Embora os combatentes de EI estejam parapeitados em três trincheiras protegidas com alambrados de arame farpado e explosivos, as tropas estão avançando rumo ao bairro At-Ta'mim de Ramadi.

Segundo o porta-voz, os soldados de segurança infligiram "grandes perdas" nas fileiras do EI, mas não detalhou um número.

As forças de segurança iraquianas e as milícias xiitas iniciaram há duas semanas na província ocidental de Al-Anbar uma segunda ofensiva, cujo principal objetivo é recuperar a capital Ramadi.

Esta cidade foi arrebatada do exército iraquiano pelos jihadistas no último dia 17 de maio em uma operação relâmpago que forçou a fuga precipitada dos soldados.

Há três dias, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, fez uma visita surpresa a Bagdá, em sua viagem pelo Oriente Médio, para mostrar o apoio de Washington à luta contra o EI.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade