PUBLICIDADE

Oriente Médio

Forças sírias tomam controle da estrada que une Damasco e Homs

2 jun 2013 - 09h46
(atualizado às 10h10)
Compartilhar
Exibir comentários

As forças do regime sírio recuperaram o controle da estrada que une Damasco a Homs, enquanto os rebeldes asseguraram neste domingo que mataram em Al Qusair 27 milicianos do grupo xiita libanês Hezbollah.

A agência de notícias síria Sana, que cita fontes oficiais, explicou que durante os choques pelo controle da estrada os soldados do regime abateram supostos terroristas que aterrorizavam os cidadãos que circulavam pela via.

Enquanto isso, prosseguem as ofensivas do Exército contra a cidade de Al Qusair, em Homs e nas proximidades da fronteira com o Líbano, onde grupos leais ao presidente Bashar al Assad mataram ontem um número indeterminado de homens armados, segundo a "Sana".

Por sua parte, o Exército Livre Sírio (ELS) informou hoje em comunicado que pelo menos 27 milicianos do Hezbollah, aliado do regime de Damasco, perderam a vida no sábado noite e que outros 20 ficaram feridos em combates em Al Qusair. O ELS denunciou, além disso, que o Hezbollah enviou ontem à noite reforços de cerca de cem combatentes para esta cidade.

Ontem, a ONU denunciou que milhares de civis estão presos no meio de intensos enfrentamentos em Al Qusair e afirmou que cerca de 1,5 mil feridos precisam ser evacuados imediatamente para receber atendimento médico urgente.

Neste sábado, o presidente da União Internacional de Ulemás Muçulmanos, Yousef Qardaui, famoso por seus discursos na rede de televisão "Al Jazeera", do Catar, fez um pedido na internet para que fiéis se unam à jihad (guerra santa) na Síria nas fileiras da oposição.

Al Qusair, com aproximadamente 25 mil habitantes, é um enclave estratégico para os insurgentes devido a sua localização, na rota que conecta o norte do Líbano, de maioria sunita, com a província de Homs, o que permite o fornecimento de armas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade