PUBLICIDADE

Oriente Médio

Forças afegãs assumem oficialmente o controle da segurança do país

18 jun 2013 - 06h13
(atualizado às 07h27)
Compartilhar

As forças afegãs assumiram nesta terça-feira oficialmente o controle da segurança do país, que estava nas mãos da Otan desde a queda dos talibãs no fim de 2001, anunciou o presidente afegão Hamid Karzai.

O processo, que começou em julho de 2011, acabou nesta terça-feira com a transferência da Otan aos afegãos dos últimos distritos que ainda eram controlados pela Aliança Atlântica.

A grande maioria dos quase 100.000 soldados da Otan no Afeganistão devem abandonar o país até o fim de 2014.

"A partir de agora nossas corajosas tropas terão a responsabilidade da segurança e realizarão as operações", disse Karzai em um discurso.

Em tese, a Força Internacional da Otan no Afeganistão (Isaf) terá a partir de agora um papel de apoio, principalmente em caso de ataque aéreo, e de formação dos quase 350.000 membros das forças de segurança afegãs, que incluem soldados, policiais e paramilitares.

Analistas, no entanto, têm sérias dúvidas sobre a capacidade das forças afegãs, sobretudo depois de 2014, para lutar contra a rebelião talibã, expulsa do poder em 2001, mas que ganhou terreno nos últimos meses.

Pouco antes do anúncio de Karzai, três civis morreram e 24 pessoas ficaram feridas em um atentado contra Mohamed Mohaqiq, um líder da minoria hazara e aliado do presidente do país.

Mohaqiq escapou ileso do ataque em Cabul, provocado por uma bomba de fabricação caseira.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade