PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Oriente Médio

Força curdo-árabe expulsa EI de represa estratégica no norte da Síria

26 dez 2015 - 14h11
Compartilhar
Exibir comentários

A Força da Síria Democrática (FSD), uma coalizão armada de grupos curdos e árabes, expulsaram neste sábado o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) da estratégica represa de Tishrin no Rio Eufrates, localizada no leste da província de Aleppo, no norte da Síria.

O porta-voz da FSD, Talal Salu, disse à Agência Efe que a conquista faz parte da campanha lançada há três dias para recuperar o domínio de áreas tomadas pelo EI ao sul de Kobani, um dos principais enclaves curdo-sírios, e no norte de Aleppo.

Apesar de os extremistas já estarem saindo no local, combates ainda estão sendo registrados em uma região com casas próxima a represa. A ofensiva contou com apoio aéreo da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

As informações foram confirmadas pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos, que também divulgou sobre os progressos da FSD.

Com o controle da represa, a FSD pode interromper o fornecimento de provisões dos radicais desde seu reduto principal na Síria, a província de Al Raqqa, até os locais controlados em Aleppo.

A FSD foi criada em outubro do ano passado no nordeste do país e reúne grupos curdos, árabes e assírios (uma minoria étnica cristã). E dispõe do apoio logístico e militar dos EUA, além de coordenarem seus ataques com a coalizão internacional contra os extremistas.

O EI proclamou um califado no final de junho de 2014 na Síria e no Iraque, onde conquistou partes do norte e de centro dos ambos países.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade