PUBLICIDADE

Oriente Médio

Foguete lançado de Gaza atinge Israel e distúrbios persistem durante a noite

10 out 2015 - 03h11
Compartilhar
Exibir comentários

Um foguete lançado da Faixa de Gaza caiu no leste de Israel durante a madrugada deste sábado e os distúrbios continuam nas cidades do país com maioria árabe e em Jerusalém Oriental.

O ataque com foguete aconteceu durante a madrugada no horário local (20h de Brasília da sexta-feira), o que acionou os alarmes de emergência em várias comunidades israelenses vizinhas da Faixa, informou à Agência Efe um porta-voz militar, que acrescentou que o projétil caiu em uma área aberta da região de Eshkol, sem causar vítimas.

Além disso, os distúrbios em Jerusalém Oriental continuaram durante a noite e a madrugada.

No campo de refugiados de Shuafat, dezenas de jovens palestinos atiraram pedras, coquetéis molotov e artefatos explosivos contra guardas de fronteira de Israel, informou o porta-voz policial Miki Rosenfeld.

"Durante os distúrbios, um grupo de terroristas se aproximou das forças (israelenses), um deles disparou com munição real contra efetivos da guarda de fronteiras, que responderam com fogo, neutralizando um terrorista", diz o comunicado policial.

O agressor, segundo o porta-voz, tem 25 anos e foi atendido por uma unidade da Estrela de Davi Vermelha (equivalente à Cruz Vermelha) que o transferiu para um hospital da cidade, onde se encontra em estado grave.

Também ocorreram distúrbios violentos no bairro muçulmano da Cidade Antiga e na cidade de Abu Tor, na Grande Jerusalém, onde um palestino foi ferido a bala na perna pela polícia quando tentava jogar uma bomba incendiária.

Além disso, aconteceram protestos em solidariedade aos palestinos em cidades israelenses com maioria de população árabe, especialmente na Galileia e na região conhecida como o "triângulo árabe" informou o serviço de notícias israelense "Ynet".

Dezenas de jovens lançaram pedras contra as forças de segurança e fizeram barricadas com pneus incendiados nas cidades de Nazaré, Sajnin, Um Al Fahem e Kfar Kana, e um veículo policial foi atacado com pedras em Taibe.

A região vive uma onda de tensão há três semanas, que piorou há nove dez dias com uma série de ataques e distúrbios que resultaram na morte de 14 palestinos e quatro israelenses.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade