PUBLICIDADE

Oriente Médio

Filas em Gibraltar; aumenta a tensão entre Madri e Londres

13 ago 2013 - 07h04
(atualizado às 07h15)
Compartilhar

A fronteira entre Espanha e Gibraltar voltou a ser cenário nesta terça-feira de longas filas de automóveis para entrar no enclave britânico, depois que Madri e Londres ameaçaram levar a disputa a organizações e tribunais internacionais.

Às 11H00 locais (6H00 de Brasília), a fila de veículos para entrar neste território ao sul da Espanha, cedido desde 1713 ao Reino Unido, era de vários quilômetros.

"Atualmente, o tempo de fila é de três horas", informou a polícia de Gibraltar no Twitter.

"É revoltante passar várias horas esperando para entrar e sair", lamentou Francis Pérez, um desempregado de 30 anos que passou uma hora e meia na fila com a família.

Diante da longa fila, muitas pessoas optavam por estacionar o carro do lado espanhol e atravessar a pé a fronteira, várias delas com malas ou pastas de trabalhos.

A Espanha reforçou os controles após a construção, em julho, de um recife artificial que impede a aproximação dos barcos espanhóis do Rochedo.

Os controles mais intensos provocaram as longas filas e uma escalada da tensão diplomática com Londres.

Os dois governos ameaçaram na segunda-feira levar para fóruns internacionais a disputa por Gibraltar, um território de apenas sete quilômetros quadrados e 30.000 habitantes, mas de grande importância estratégica e com uma economia crescente baseada nos serviços financeiros e jogos on-line.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade