PUBLICIDADE

Oriente Médio

Fidel diz que EUA não tem resposta possível no conflito com Irã

2 jun 2010 - 11h09
(atualizado às 12h07)
Compartilhar

Em um novo artigo divulgado nesta quarta-feira, o ex-presidente de Cuba Fidel Castro considera que os Estados Unidos "não tem uma resposta possível" no conflito criado em torno do Irã.

No texto, batizado de "O império e a guerra", Fidel Castro ressalta as "contradições insolúveis que envolvem a política dos Estados Unidos "entre as quais o caso do Irã e, mais brevemente, o conflito palestino-israelense".

Para ilustrar essas "contradições", reproduz várias afirmações do presidente americano, Barack Obama, sobre a relação dos Estados Unidos e do mundo muçulmano contidas no discurso que pronunciou há um ano na Universidade islâmica de Al-Azhar do Cairo.

"Obama poderá desfrutar das emoções de uma segunda reeleição presidencial sem que o Pentágono ou o Estado de Israel, que em seu comportamento não acata em nada as decisões dos EUA, utilizem suas armas nucleares no Irã? Como será a vida em nosso planeta após isso?", questiona Fidel.

O líder cubano opina que Obama pode pronunciar centenas de discursos tentando conciliar e "sonhar com a magia de suas frases bem articuladas" enquanto "faz concessões a pessoas e grupos totalmente carentes de ética".

Fidel Castro, 83 anos, se mantém afastado da vida pública há quatro anos devido a uma doença que lhe levou a ceder o poder a seu irmão Raúl, embora ainda seja o secretário do governante Partido Comunista, o único legal em Cuba.

EFE   
Compartilhar
Publicidade