PUBLICIDADE

Oriente Médio

Extremistas judeus picham túmulos cristãos em Tel-Aviv

13 jun 2013 - 16h04
(atualizado às 16h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Túmulos cristãos foram pichados em um cemitério de Jaffa, nos arredores da cidade israelense de Tel-Aviv, muito provavelmente por extremistas judeus, indicou a polícia nesta quinta-feira.

Os vândalos escreveram em hebraico "Preço a ser pago" e "vingança" nas lápides deste cemitério ortodoxo de Jaffa, localidade habitada por judeus e muçulmanos, indicou o porta-voz da polícia, Micky Rosenfeld.

Os pneus de cinco veículos estacionados nas proximidades foram furados, acrescentou, explicando que, aparentemente, o incidente aconteceu durante a noite.

O Conselho das Instituições Religiosas da Terra Santa - representante do Grão-rabino de Israel, do ministério palestino dos Assuntos Religiosos e das igrejas cristãs locais - indicou em um comunicado estar "escandalizado" por este ataque.

"Pichações não ofendem apenas as comunidades cujos locais sagrados foram profanados, mas todas aquelas que tiveram seus símbolos utilizados para cometer um ato tão odioso", ressaltou.

Colonos extremistas, assim como ativistas de extrema-direita, realizam sob o lema "Preço a ser pago" represálias contra palestinos, árabes israelenses, em locais de culto muçulmanos e cristãos, militantes pacifistas e, às vezes, até contra o Exército, após decisões governamentais consideradas hostis a seus interesses.

Insultos anticristãos em hebraico foram pichados em maio nas paredes da igreja da Dormição, uma das principais abadias de Jerusalém. Apesar das condenações sistemáticas, os autores raramente são levados à justiça.

Contudo, uma autoridade policial, Galit Ziv, declarou quarta-feira a uma comissão parlamentar que em 2012 a polícia prendeu 200 pessoas em investigações sobre esses atos, mas não informou se isso resultou em condenações.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade