PUBLICIDADE

Oriente Médio

Explosões deixam 13 mortos em Bagdá em feriado islâmico

27 out 2012 - 09h46
Compartilhar

Ao menos 13 pessoas morreram no sábado em duas explosões que sacudiram um bairro xiita de Bagdá e um ônibus lotado de peregrinos iranianos, no segundo dia do feriado islâmico Eid al Adha, segundo fontes policiais e hospitalares.

Insurgentes islâmicos sunitas e a filial da Al Qaeda no Iraque costumam atacar os xiitas, numa tentativa de agitar as tensões sectárias que colocaram o país à beira de uma guerra civil em 2006 e 2007, embora os ataques tenham diminuído.

Em um ataque no sábado, uma bomba colocada junto a uma rua perto de um popular mercado ao ar livre matou sete pessoas, incluindo três crianças que brincavam em um parque. Outra explosão matou seis pessoas num ônibus que levava peregrinos iranianos a um santuário de Bagdá.

"A explosão ocorreu a 300 metros de nosso posto. O ônibus ficou sem controle, atingiu outro carro e rodopiou", disse um agente policial no local.

Os insurgentes têm realizado pelo menos um atentado importante por mês desde que os soldados norte-americanos deixaram o país em dezembro.

As autoridades iraquianas estão preocupadas que a crise na Síria está alentando os insurgentes iraquianos, à medida que combatentes islâmicos cruzam o país vizinho.

(Por Raheem Salman)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade