PUBLICIDADE

Oriente Médio

Explosões de bombas em províncias xiitas matam 33 no Iraque

14 jul 2013 - 14h22
(atualizado às 19h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma série de explosões em províncias predominantemente xiitas do Iraque matou pelo menos 33 pessoas neste domingo, disseram médicos e a polícia.

A violência faz parte de uma campanha sustentada de ataques de militantes desde o início do ano, o que aumentou o alerta para ataques no país onde curdos, xiitas e sunitas ainda têm de encontrar um compromisso estável de partilha de poder.

Um homem-bomba matou pelo menos quatro pessoas em uma mesquita xiita na cidade de Mussayab, e um carro-bomba explodiu em um movimentado mercado na cidade de Kut, matando cinco, disseram médicos e a polícia.

Três bombas explodiram uma após a outra perto da sede de um partido político xiita no reduto petrolífero de Basra, 420 quilômetros a sudeste de Bagdá, matando pelo menos oito pessoas, disse a polícia.

"Quando a primeira explosão aconteceu, eu corri para socorrer as vítimas. Vi dois ou três corpos queimados antes que a polícia me pediu para dar um passo atrás", disse um homem que se identificou apenas como Alaa. "Quando a polícia me obrigou a me afastar, a segunda explosão aconteceu."

Dois carros-bomba explodiram em um mercado em Nassiriya, 300 quilômetros a sudeste de Bagdá, matando duas pessoas. Outro carro-bomba matou quatro em um movimentado mercado na cidade sagrada xiita de Kerbala, 80 quilômetros a sudoeste da capital, informou a polícia.

Não estava claro quem estava por trás do ataque, mas insurgentes sunitas, incluindo do Estado Islâmico do Iraque, um grupo ligado à Al-Qaeda, têm recuperado força nos últimos meses, dizem forças de segurança.

No sábado, dois ataques a bomba perto de mesquitas sunitas em Bagdá mataram pelo menos 23 pessoas que se reuniram para rezar depois de quebrar o jejum diário no mês sagrado muçulmano do Ramadã.

Mais de 300 pessoas foram mortas até agora em julho, de acordo com um grupo de monitoramento da violência.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade