PUBLICIDADE

Oriente Médio

Explosões de bombas em províncias xiitas matam 24 no Iraque

14 jul 2013 - 15h31
(atualizado às 16h01)
Compartilhar

Uma série de explosões em províncias predominantemente xiitas do Iraque matou pelo menos 24 pessoas neste domingo, disseram médicos e a polícia.

A violência faz parte de uma campanha sustentada de ataques de militantes desde o início do ano, o que aumentou o alerta para ataques no país onde curdos, xiitas e sunitas ainda têm de encontrar um compromisso estável de partilha de poder.

Um homem-bomba matou pelo menos quatro pessoas em uma mesquita xiita na cidade de Mussayab, e um carro-bomba explodiu em um movimentado mercado na cidade de Kut, matando cinco, disseram médicos e a polícia.

Três bombas explodiram uma após a outra perto da sede de um partido político xiita no reduto petrolífero de Basra, 420 quilômetros a sudeste de Bagdá, matando pelo menos oito pessoas, disse a polícia.

"Quando a primeira explosão aconteceu, eu corri para socorrer as vítimas. Vi dois ou três corpos queimados antes que a polícia me pediu para dar um passo atrás", disse um homem que se identificou apenas como Alaa. "Quando a polícia me obrigou a me afastar, a segunda explosão aconteceu."

Dois carros-bomba explodiram em um mercado em Nassiriya, 300 quilômetros a sudeste de Bagdá, matando duas pessoas. Outro carro-bomba matou quatro em um movimentado mercado na cidade sagrada xiita de Kerbala, 80 quilômetros a sudoeste da capital, informou a polícia.

Não estava claro quem estava por trás do ataque, mas insurgentes sunitas, incluindo do Estado Islâmico do Iraque, um grupo ligado à Al Qaeda, têm recuperado força nos últimos meses, dizem forças de segurança.

No sábado, dois ataques a bomba perto de mesquitas sunitas em Bagdá mataram pelo menos 23 pessoas que se reuniram para rezar depois de quebrar o jejum diário no mês sagrado muçulmano do Ramadã.

Mais de 300 pessoas foram mortas até agora em julho, de acordo com um grupo de monitoramento da violência.

(Reportagem de Aref Mohammed)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade