PUBLICIDADE

Oriente Médio

Explosão mata 11 pessoas da mesma família no Afeganistão

25 jun 2013 - 04h49
(atualizado às 08h59)
Compartilhar

A explosão de uma bomba matou oito mulheres, duas crianças e um homem da mesma família após atingir o veículo em que viajavam nesta terça-feira na província de Kandahar, no sul do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O porta-voz do governador provincial, Javed Faiçal, disse que o ataque ocorreu nesta manhã quando a família se dirigia em uma caminhonete para o distrito de Khakrez, mas não deu detalhes sobre o local concreto da explosão.

"Oito mulheres, duas crianças e um homem morreram na explosão e outros dois homens ficaram feridos", afirmou Faiçal, que acrescentou que "todas as vítimas eram da mesma família".

As minas e os artefatos explosivos improvisados (IED, sigla em inglês) são, junto com os atentados suicidas, os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais, mas na prática causam um elevado número de vítimas civis.

Segundo relatório da ONU publicado em fevereiro, a guerra no Afeganistão causou em 2012 um total de 2.759 mortes entre os civis e 4.805 feridos.

De acordo com o relatório, a maior ameaça para os civis no Afeganistão no ano passado foram os IED, que causaram a morte de 868 civis e ferimentos a 1.663.

O ataque aconteceu uma semana depois de os talibãs terem inaugurado um escritório no emirado do Catar para iniciar um diálogo com os EUA com o objetivo de se chegar a uma saída para o conflito no Afeganistão.

No país, está em andamento o processo de retirada das tropas internacionais, que deve ser concluído em 2014 se os prazos previstos forem cumpridos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade