PUBLICIDADE

Oriente Médio

Explosão de carro-bomba em Bagdá deixa ao menos 10 mortos

16 mai 2013 - 09h52
(atualizado às 10h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos dez pessoas morreram e outras 44 ficaram feridas nesta quinta-feira em vários ataques em Bagdá e Mossul, no norte do Iraque, informou à agência EFE uma fonte policial.

Seis pessoas morreram e 31 ficaram feridas pela explosão de um carro-bomba perto do mercado de Miridi, no bairro de maioria xiita de Cidade de Sadr, reduto dos seguidores do clérigo radical Moqtada Al-Sadr. A explosão deixou carros danificados, assim como edifícios e lojas que ficam próximas ao local do atentado.

Além disso, um civil perdeu a vida e outros cinco ficaram feridos em um ataque similar na zona de Yakkub, no noroeste de Bagdá. Também na capital, na área de Baya, o irmão do deputado do bloco opositor Al Iraqiya, Ahmad al Mesari, morreu durante um assalto de um grupo armado contra uma concessionária de carros de sua propriedade.

Por outro lado, pelo menos dois soldados morreram e outros cinco ficaram feridos após a explosão de um veículo carregado de explosivos e conduzido por um terrorista suicida contra um base militar em Mossul, 400 quilômetros ao norte da capital. Um segundo carro-bomba explodiu junto a uma patrulha policial na mesma cidade e deixou dois agentes e um civil feridos.

Estes fatos ocorrem depois que ontem pelo menos 25 pessoas morreram e 108 ficaram feridos um uma cadeia de atentados em diferentes distritos de maioria xiita de Bagdá. Um total de nove carros-bomba explodiram ontem em bairros como Cidade Sadr, Zafaraniya, Kazamiya e Novo Bagdá.

O Iraque vive uma crescente da violência desde a retirada das tropas americanas do país em dezembro de 2011, com vários atentados contra as forças de segurança e alvos xiitas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade